Modelagem Matemática
Aprendendo na troca com a realidade
Tweet


Maquete-de-uma-casa
Maquete-de-uma-casa

Vamos aprender com maquetes?



A Modelagem Matemática vem sendo estudada desde os anos 80. Os estudiosos percebiam que devido ao grande avanço das tecnologias na área da informática muitas atividades do nosso cotidiano passaram a ser feitas por máquinas. Em virtude disso os conceitos matemáticos passavam despercebidos. Isso ocasionava o surgimento de muitas dúvidas relacionadas ao papel da Matemática na formação dos alunos.
A Modelagem Matemática é uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática que pode ser utilizada no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e veio a ser explorada para tentar esclarecer estas dúvidas, ou seja, tem o objetivo de interpretar e compreender os mais diversos fenômenos do nosso cotidiano; e se trabalhada de maneira criativa, motivadora e eficaz, ela pode proporcionar diversos benefícios, como por exemplo, motivação, facilitação da aprendizagem, preparação para futuras profissões, desenvolvimento do raciocínio, desenvolvimento do aluno como cidadão crítico, compreensão do papel sócio-cultural da Matemática tornando-a mais importante e agradável.
Como exemplo podemos mencionar atividades em que a Modelagem Matemática é utilizada para trabalhar os conceitos geométricos tendo como suporte a construção de maquetes, de plantas baixas, etc.
Hoje, o grande desafio é fazer o aluno compreender o seu papel na sociedade, de agente ativo e transformador da sua realidade, e a importância da Matemática no seu dia-a-dia.

Juliana Máximo Santana
Auxiliar de desenvolvimento Matemático da Futurekids do Brasil
Graduada em Matemática na Universidade do Vale do Paraíba


Queridos Alunos,

Com base no texto acima, gostaria de convidá-los a criar um livro virtual, onde no nosso primeiro capítulo vamos trabalhar modelagem matemática envolvendo funções do 1º grau. Como por exemplo, a depreciação linear e o crescimento linear. Pesquise e investigue elementos possam enriquecer o nosso livro virtual.

O final da sua mensagem coloque seu nome e sua matrícula,


Um forte abraço

Débora Rego